Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vigilancia Epidemiológica de la sífilis gestacional y congénita en el departamento de Córdoba, Colombia, 2012- 2016 / Monitoramento epidemiológico Da sífilis gestacional e congênita No departamento de Córdoba, Colômbia, 2012-2016 / Epidemiological surveillance of Congenital and gestational syphilis In the department of Córdoba, Colombia, 2012-2016

Echavez Sánchez, María Angélica; Bula Romero, Javier Alonso.
Rev. salud pública (Córdoba); 23(3): 7-22, 2019. Ilus, Mapas, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1049464

Introdução:

A sífilis gestacional e congênita são consideradas eventos de interesse em saúde pública, não apenas pelas implicações que ela tem para a mulher em gestação, mas pelas consequências e / ou sequelas que esses eventos podem gerar no feto e no recém-nascido.

Metodologia:

Esta pesquisa corresponde a um estudo epidemiológico, descritivo do tipo retrospetivo.

Objetivo:

descrever a vigilância epidemiológica da sífilis gestacional e congênita no departamento de Córdoba com base na triagem e tratamento dos casos di-agnosticados e notificados durante o controle pré-natal no período 2012-2016.

Resultados:

66,6% das gestantes diagnosticadas no controle pré-natal residiam em centros municipais, a maioria (87,6%) pertencia ao regime subsidiado; 50% dos casos relatados iniciaram o tratamento após 36 semanas de gestação e apenas 35,9% dos parceiros sexuais das ges-tantes tiveram acesso ao tratamento. A maioria dos casos de sífilis congênita foi diagnos-ticada por um elo epidemiológico, situação que reflete falhas nos esquemas terapêuticos ordenados, incluindo o tratamento de contatos sexuais. O maior número de casos de sífilis congênita no departamento de Córdoba durante o período do estudo concentrou-se nas bacias dos rios Sinú e San Jorge.

Conclusões:

a falta de acompanhamento dos casos de sífilis gestacional durante o controle pré-natal e o tratamento dos parceiros de mulheres diagnosticadas com esta infecção têm sido as limitações mais óbvias do cumprimento das metas estabelecidas para o controle da sífilis congênita na região de Córdoba.
Biblioteca responsável: AR304.4
Selo DaSilva