Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estrategia didáctica para la formación bioestadística del residente en la Atención Secundaria de Salud en Santiago de Cuba / Estratégia didática para o treinamento bioestatístico do residente na Atenção Secundária à Saúde em Santiago de Cuba / Didactic strategy for the biostatistical training of the resident in the Secondary Health Care in Santiago de Cuba

Zaldívar Alvarez, Elio; García Céspedes, María Eugenia; Fuentes González, Homero Calixto.
Rev. inf. cient; 98(6): 765-775, 2019. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1049294

Introdução:

a aplicação da Bioestatística é essencial para o desenvolvimento da função assistencial, de ensino, de pesquisa e administrativa do médico especialista no nível da Atenção Secundária à Saúde (ASS).

Objetivo:

expor os fundamentos que sustentam o desenho e os resultados da aplicação parcial de uma estratégia didática para o treinamento bioestatístico do residente no nível da Atenção Secundária à Saúde.

Método:

foi realizado um estudo pedagógico prospectivo, cuja base teórica é o modelo de auto-treinamento contínuo, auxiliado pela lógica estatística, através do uso consistente da teoria configuracional holística e do método dialético holístico. O método sistêmico estrutural foi aplicado para elaborar a estratégia e validar seus resultados as técnicas de critérios de especialistas e validação empírica.

Resultados:

foi desenvolvida uma estratégia didática para a formação bioestatística do residente no nível ASS e foram revelados seus fundamentos teóricos, estrutura e premissas e requisitos para sua implementação na prática pedagógica. Sua aplicação permitiu um salto qualitativamente maior na preparação pelos moradores de seus respectivos projetos e relatórios finais do trabalho de conclusão da residência (p≤0,05).

Conclusões:

a aplicação da estratégia didática para o treinamento em Bioestatística do residente no nível ASS tornou possível alcançar resultados qualitativamente superiores no treinamento em Bioestatística do residente(AU)
Biblioteca responsável: CU419.1
Selo DaSilva