Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trajetórias do habitus avaliativo no decorrer da carreira docente / Trajectories of the evaluation habitus during teaching careers / Trayectorias del habitus evaluativo en el curso de la carrera docente

Mendes, Evandra Hein; Rinaldi, Ieda Parra Barbosa.
Movimento (Porto Alegre); 25(1): e25031, jan.- dez. 2019. Quadros, Figura
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1048148
Este estudo analisou as trajetórias de estruturação e mudanças no habitus avaliativo de professores de Educação Física durante a carreira docente. Para tanto, foram entrevistados doze docentes da rede estadual de ensino básico do Paraná. Os dados foram analisados com o auxílio do programa NVivo 10, que possibilitou a identificação de categorias de análise. Os resultados revelaram que no decorrer da carreira dos docentes houve uma trajetória para práticas orientadas no processo (evolução) e no engajamento (centrada no coletivo), apesar das experiências vividas ao longo da vida escolar e da formação profissional terem determinado inicialmente o habitus avaliativo, que compreendia práticas orientadas para o produto (resultado) e a seleção (centrada no indivíduo). Tais mudanças resultaram das relações dos professores com as tensões do campo educacional, como a orientação dos documentos educacionais para a adoção da avaliação formativa, a função social assumida pela escola e as mudanças no perfil dos estudantes
Biblioteca responsável: BR553.1
Selo DaSilva