Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inserção da enfermagem nas tecnologias diagnósticas: inovações em atenção secundária de saúde / Insertion of nursing in diagnostic technologies: innovations in secondary health care / Inserción de la enfermería en las tecnologías diagnósticas: innovaciones en atención secundaria de salud

Reis, Nathália da Silva Pimentel; Dias, Camilla da Silva; Monteiro, Valéria de Oliveira; Barreto, Carla Tatiana Garcia; Santos, Raíla de Souza; Nunes, Alessandra Sant'anna.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 12: 29-36, jan.-dez. 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1047855

Objetivo:

desenvolver Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para a assistência de enfermagem na realização de exames diagnósticos na atenção secundária à saúde.

Método:

elaborou-se uma comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que avaliou os setores em que estavam sendo implantadas novas tecnologias diagnósticas e levantou a necessidade de treinamento da equipe técnica que realizava estes exames para padronizar os procedimentos, diminuindo os erros e falhas em sua realização. Os POPs foram descritos através de quadros compostos por definição do procedimento diagnóstico, material necessário, intervenções de enfermagem e cuidados especiais.

Resultados:

foram elaborados quatro POPs, relacionados aos exames de espirometria, polissonografia, retinografia e teste do hidrogênio expirado.

Conclusão:

através do estudo foi possível não somente conhecer a execução dos exames, mas também entender a aplicabilidade da SAE com foco nas tecnologias diagnósticas, além de fornecer subsídios para futura implementação da SAE na instituição de estudo
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva