Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência da tuberculose e a correlação entre a realizaçãodo tratamento e a cura / TUBERCULOSIS INCIDENCE AND THE CORRELATION BETWEEN TREATMENT AND HEALING

Souza, Jhenifer de; Oliveira, Keurilene Sutil de; Ávila, Thaís Tania; Quadros, Samia Regina de; Zilly, Adriana; Sobrinho, Reinaldo Antonio Silva.
Rev. enferm. UFSM; 8(4): 1-12, out.-dez. 2018.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1034513

Objetivo:

analisar a taxa de incidência da tuberculose, proporção de doentes e decasos curados nos municípios prioritários do estado do Paraná.

Método:

estudo ecológicobaseado em dados secundários do período de 2001-2012, dos municípios prioritários paracontrole da tuberculose no estado do Paraná.

Resultados:

verificou-se um total de 15.053casos novos de tuberculose no período analisado, 11.538 foram curados, sendo que quatrocidades não conseguiram atingir a meta de cura de 85% dos casos e 3.239 casos realizaram oTratamento Diretamente Observado. Dois municípios apresentaram uma correlação forte(Curitiba r=0,7 e São José dos Pinhais com r=0,8).

Conclusão:

o estudo reforça a importânciada atenção básica no controle da tuberculose, com a finalidade de contribuir para a diminuiçãoda transmissão da doença, a partir da melhoria da adesão ao tratamento, reduzindo assim astaxas de abandono e o surgimento de cepas resistentes.
Biblioteca responsável: BR568.1
Localização: br568.1
Selo DaSilva