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Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão? / Teaching work: appreciation or intensification and emptying of the profession? / Trabajo docente: ¿valorización o intensificación y desgaste de la profesión?

Nascimento, Élida Furtado do; Matos, Luís Alberto Lourenço; Zibetti, Marli Lúcia Tonatto.
Barbarói; (53): 49-66, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1025081
O ensaio objetiva, ao sistematizar algumas ideias a partir de autores que têm discutido a intensificação e esvaziamento da profissão docente, analisar a função docente nas políticas educacionais de cunho neoliberal a partir das contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, discutindo a valorização do papel da educação escolar e do professor na formação humana. A partir do que diferentes autores trazem sobre as influências dos valores neoliberais nas políticas educacionais e, consequentemente, na redefinição do papel docente, propõe-se o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural como reflexão sobre possíveis formas de enfrentamento das ideologias neoliberais de desvalorização da profissão. O texto identifica no primeiro momento o papel da educação e do professor nas políticas educacionais após os anos 1990 e, no segundo, apresenta algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para pensar o papel contributivo da educação e do professor na formação humana como contraponto ao que está posto.(AU)
Biblioteca responsável: BR1314.1
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