Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil empreendedor do enfermeiro: contribuição da formação acadêmica / Nurse entrepreneur profile: contribution of academic training

Lima, Kayo Felipe Ribeiro; Pinheiro, Aline Sardinha; Silva, Poliana Laurindo da; Cavalini, Andressa Fernandes Maltezi; Bispo, Aline dos Santos; Andrade, Andréia de Carvalho; Medeiros, Juliana Silva de.
Rev. enferm. UFPE on line; 13(4): 904-914, abr. 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1017116

OBJETIVO:

conhecer as contribuições da formação do enfermeiro como subsídio para o desenvolvimento de uma atitude empreendedora na perspectiva de enfermeiros empresários.

MÉTODO:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas não diretivas. Analisaramse os dados pela técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise categorial.

RESULTADOS:

evidenciouse, pela análise de dados, que cinco entrevistados eram do sexo feminino e um, do sexo masculino, em sua maioria, formados em instituição privada. Optou-se, em relação às áreas de atuação, por se entrevistar um representante de cada uma das principais áreas de negócio na Enfermagem: Assistencial, Terapias Alternativas, Ensino, Saúde da Mulher, Gestão/Administração e Assistência Domiciliar. Identificaram-se, pela Análise do Conteúdo, quatro categorias temáticas: Formação x perfil empreendedor; Competências necessárias para o desenvolvimento do empreendedorismo; Experiências que antecederam a abertura do negócio e Desenvolvimento da cultura empreendedora na graduação de Enfermagem.

CONCLUSÃO:

percebeuse, pela visão dos entrevistados, a necessidade de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Enfermagem para a formação de enfermeiros empreendedores de sucesso.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva