Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pedagogical strategy for teaching and learning Epidemiology in Nursing undergraduate school / Estrategia pedagógica para la enseñanza-aprendizaje de la Epidemiología en la Graduación en Enfermería / Estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem da Epidemiologia na Graduação em Enfermagem

Kolchraiber, Flávia Cristiane; Freitas, Maria Aparecida de Oliveira; Santana, Carmen Lúcia Albuquerque de; Hino, Paula; Souza, Káren Mendes Jorge de; Gamba, Mônica Antar.
Rev. bras. enferm; 72(2): 414-419, Mar.-Apr. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1003456
RESUMO

Objetivo:

Implementar uma estratégia pedagógica na unidade curricular de Epidemiologia do curso de enfermagem de uma universidade pública.

Método:

Trata-se um estudo intervencional, prospectivo, sob o foco da Epidemiologia crítica, partindo da visão de mundo do educando para a concepção teórica sobre a ciência. O desenvolvimento teve como base o reconhecimento de campo para sistematização da estratégia de ensino-aprendizagem até a avaliação de unidade curricular.

Resultados:

Participaram 67 estudantes, 91% do sexo feminino e 54% entre 20 a 29 anos. O conhecimento prévio nos núcleos de significados foi majoritariamente clínico/biológico, em que a estratégia potencializou o conhecimento da ciência de forma crítica, criativa, reflexiva, estimulando a transversalidade e o trabalho em equipe pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Considerações Finais A estratégia pedagógica motivou os estudantes a uma aprendizagem significativa sobre os princípios da Epidemiologia.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva