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Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa / Burnout syndrome in teachers in Brazil: considerations for a research agenda / Síndrome de burnout en profesores en Brasil: consideraciones para una agenda de investigación

Dalcin, Larissa; Carlotto, Mary Sandra.
Psicol. rev. (Belo Horizonte); 23(2): 745-770, maio-ago. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1002891
O estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/ trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.

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