Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções de terapias complementares para o alívio da dor em idosos: um estudo de revisão integrativa / Intervention of complementary therapies for pain relief in the elderly: a literature integrative review study

Devolder, Raffaelly Ferreira Tuzze; Santo, Fátima Helena do Espírito.
Rev. enferm. UFPE on line; 5(7): 1791-1797, set. 2011. ilus
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-32105

Objetivo:

identificar produções científicas de enfermagem referente à intervenções não farmacológicas para alivio da dor em idosos através de estudos apresentadas na literatura cientifica.

Método:

trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), nos últimos dez anos.

Resultados:

constatamos que as terapias complementares podem atuar como excelente co-adjuvante à terapia medicamentosa e, em algumas situações, até substituí-la, tornando a abordagem da dor mais sensível e humanizada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do paciente idoso. Associadas ao tratamento convencional, as terapias complementares podem contribuir para a melhora no cuidado do paciente idoso, proporcionando a esse uma forma sadia e confortável de lidar com as situações rotineiras de dor vivenciadas pelos idosos.

Conclusão:

a análise da produção científica apontam que intervenções não farmacológicas podem ajudar a terapia medicamentosa para o alívio da dor. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva