Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abordagem familiar no cuidado primário em saúde mental: relato de experiência / Family approach in primary care in mental health: experience report

Fonseca, Franciele Fagundes; Martins, Marisa Carvalho; Oliveira, Jaqueline Lima de; Leão, Cláudia Danyella Alves; Rodrigues, Carlos Alberto Quintão; Oliveira, Helena Maria Duarte de.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(supl.1): 449-457, jan.2017. ilus, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-30595

OBJETIVO:

descrever a experiência de uma equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família na atenção em saúde mental no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

MÉTODO:

estudo do tipo descritivo e exploratório, conduzido no âmbito da Estratégia Saúde da Família no município de Montes Claros (MG), Brasil, no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Foram utilizadas as ferramentas de abordagem familiar: Genograma, ecomapa, F.I.R.O., P.R.A.C.T.I.C.E. e Ciclo de Vida Familiar.

RESULTADOS:

compreendeu-se a dinâmica e o contexto de um grupo familiar e determinou-se o plano de cuidados para a família e a divisão de tarefas.

CONCLUSÃO:

Este estudo permitiu o conhecimento pela ESF da realidade de uma família, proporcionando assistência diferenciada de acordo à sua necessidade com a apropriação de ferramentas estratégicas. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva