Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Processo de enfermagem: instrumento da sistematização da assistência de enfermagem na percepção dos enfermeiros / Proceso de enfermería: instrumento de sistematización de la asistencia deenfermería bajo la percepción de los enfermeros / Nursing process: systematization of the nursing care instrument in the perception of nurses

Benedet, Silvana Alves; Gelbcke, Francine Lima; Amante, Lucia Nazareth; Padilha, Maria Itayra de Souza; Pires, Denise Elvira Pires.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 8(3): 4780-4788, jul.-set. 2016. ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-28758

OBJETIVO:

com objetivo de identificar a percepção dos enfermeiros acerca da contribuição do Processo de Enfermagem para a Sistematização da Assistência de Enfermagem realizado em Hospital de Ensino do Sul do Brasil.

MÉTODOS:

estudo qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Os participantes da pesquisa foram 38 enfermeiros. A análise qualitativa foi de conteúdo e com os recursos do software Atlas Ti®.

RESULTADOS:

após a análise foram encontradas as seguintes categorias temáticas: aspectos operacionais do Processo de Enfermagem; o Processo de Enfermagem e sua aplicação prática; facilidades e dificuldades na implementação do Processo de Enfermagem.

CONCLUSÃO:

a utilização de um modelo assistencial para guiar a prática de enfermagem há mais de três décadas, tem repercutido de maneira positiva na qualidade da assistência prestada, bem como na satisfação dos enfermeiros ao perceberem seu trabalho reconhecido. O Processo de Enfermagem melhora a sistematização da assistência de enfermagem, com a filosofia da instituição e do Serviço de Enfermagem alinhadas a uma política de educação permanente.(AU)
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1
Selo DaSilva