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A comunicação, a educação no processo de trabalho e o cuidado na rede pública de saúde do Rio Grande do Sul: cenários e desafios / Communication, education in the work process and the care in the publichealth of the Rio Grande do Sul: scenarios and challenges / La comunicación, la educación en el proceso de trabajo y el cuidado de lasalud pública de Río Grande do Sul: escenarios y desafíos

Weigelt, Diego; Weigelt, leni Dias; Rezende, Maristela Soares; Schilling, Ana Zoé; Krug, Suzane Beatriz Frantz.
RECIIS (Online); 9(3): 1-8, jul.-set.2015.
Artigo em Português | LILACS | Jul 2015 | ID: lil-784696
Resumo: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) prioriza espaços para aprendizagem no trabalho a partir dos problemas e necessidades detectados nesse contexto, incentivando autonomia e resolutividade nos enfrentamentos. Contudo, alguns trabalhadores da saúde desconhecem esse espaço para refletir sobre as suas ações. O profissional da Comunicação Social, no campo da saúde, contribui para socializar movimentos e mudanças. Esse estudo qualitativo objetivou investigar se os trabalhadores da saúde relacionam a Educação Permanente em Saúde (EPS) com as atividades no seu contexto laboral e a contribuição da comunicação nesse processo em saúde. Foram questionados 300 trabalhadores da saúde de 13 municípios do Rio Grande do Sul, cujas respostas foram submetidas à análise descritiva. Os trabalhadores citam ações, elementos da EPS, em suas práticas, sem, porém, relacioná-las com a mesma, e a comunicação em saúde se mostra tênue, quanto aos propósitos da PNEPS...
The National Policy on Permanent Education in Health (PNEPS) prioritizes spaces for learning at work, fromthe problems and needs encountered in this context, encouraging autonomy and resoluteness in coping withthose problems. However, some health workers are not familiar with those spaces in order to reflect abouttheir actions. The Social Communication professional, in the field of health, helps to socialize movementsand changes. This qualitative study aimed to investigate whether health workers relate to Continuing HealthEducation (EPS) with activities in their work context and the contribution of communication in this processwith activities in their work context and the contribution of communication in this process in health. Aquestioner was delivered to 300 employees of 13 cities of the Rio Grande do Sul state, whose answers weresubmitted to descriptive analysis. Workers list actions, EPS elements, in their practices without relating themwith the EPS and the communication in the health areas was shown to be weak, as to the purposes of PNEPS...
La Política Nacional de Educación Permanente en Salud (PNEPS) prioriza espacios para aprendizaje enel trabajo, a partir de los problemas y necesita detectados en ese contexto, incentivando autonomía yresolución en los enfrentamientos. Sin embargo, algunos trabajadores de la salud no conocen a ese espaciopara reflexionar en cuanto a sus acciones. El profesional de Comunicación Social, en el campo da salud,contribuye para socializar movimientos y cambios. Ese estudio cualitativo tuvo el objetivo de investigarsi los trabajadores de la salud relacionan la Educación Permanente en Salud (EPS) con las actividades ensu contexto laboral y la contribución de la comunicación en ese proceso en salud. Fueron cuestionados300 trabajadores de la salud de 13 municipios de Rio Grande do Sul, cuyas respuestas fueron sometidas alanálisis descriptivo. Los trabajadores citan acciones, elementos de la EPS, en sus prácticas, sin relacionarlascon la misma y la comunicación en salud se presenta tenue, en cuanto a los propósitos da PNEPS...
Biblioteca responsável: BR526.1