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Development of interprofessional collaborative practices within undergraduate programs on healthcare: case study on the family health alliance in Fortaleza (Ceará, Brazil) / O desenvolvimento da prática de colaboração interprofissional na graduação em saúde: estudo do caso da liga de saúde da família em Fortaleza (Ceará, Brasil) / El desarrollo de la práctica de la colaboración inter-profesional en la graduación en salud: estudio del caso de la Liga de Salud de la Familia en Fortaleza (Ceará, Brasil)

Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha; Loiola, Francisco Antonio; Andrade, Luiz Odorico Monteiro de; Moreira, Ana Ester Maria Melo; Cavalcanti, Caio Garcia Correia de Sá; Arruda, Carlos André Moura; Silva, André Luiz Façanha da.
Interface comun. saúde educ; 15(36): 199-212, jan.-mar. 2011. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | Mar 2011 | ID: lil-576851
Resumo: The authors present the dynamics of mentoring work within the Family Health Alliance (FHA), an extension program that fosters interprofessional collaboration from a social learning perspective. The objective of this study was to describe and evaluate the program dynamics and their repercussions among the participants. The context, basis, objectives and organization of work situations for students from six different undergraduate programs on health sciences were analyzed by means of an exploratory development study conducted between January and December 2008. In the first phase, the participants were two teams consisting of one mentor and four students. In the second phase, there were three mentors and eight students. Thematic analysis on the students discourse emphasized their enthusiasm about the possibility of interprofessional collaboration as an instrument for change. The professional mentors were found to have developed a better understanding of their role and greater teaching awareness.
Os autores apresentam a dinâmica de trabalho dos mentores no interior da Liga de Saúde da Família, um programa de extensão que estimula a colaboração interprofissional, na perspectiva da aprendizagem social. O objetivo do estudo foi descrever e analisar a dinâmica do programa e suas repercussões entre os participantes. O contexto, os fundamentos, objetivos e a organização de situações de trabalho para estudantes de seis diferentes cursos de graduação em ciências da saúde são analisados por meio de uma pesquisa de desenvolvimento do objeto, exploratória, realizada de janeiro a dezembro de 2008. Na primeira fase participaram duas equipes com um mentor e quatro estudantes. Na segunda fase três mentores e oito estudantes. A análise temática do discurso dos estudantes ressaltou seu entusiasmo com as possibilidades da colaboração interprofissional como um instrumento de mudança. Dos mentores profissionais é possível apreender uma melhor compreensão do seu papel e uma maior sensibilidade pedagógica.
Los autores presentan la dinámica de trabajo de los mentores en el interior de la Liga de Salud de la Familia, un programa de extensión que estimula la colaboración inter-profesional en la perspectiva de aprendizaje social. El estudio describe y analiza la dinámica del programa y sus repercusiones entre los participantes. Contexto, fundamentos, objetivos y la organización de situaciones de trabajo para estudiantes de seis diferentes cursos de graduación en ciencias de salud se analizan por medio de una investigación de desarrollo del objeto realizada de enero a diciembre de 2008. El análisis temático del discurso de los estudiantes resalta su entusiasmo con las posibilidades de colaboración inter-profesional como un instrumento de cambio.
Biblioteca responsável: BR33.1