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Educação em saúde, tecnologia somados para facilitar a compreensão da síndrome do desconforto respiratório (SDR) em recémnascido (RN) / Education in health, technology added to facilitate the understanding of the syndrome of respiratory distress (RDS) in the newborn (RN)

Paulino, Eva de Fátima Rodrigues; Baracho, Evelyn Cristine da Silva; Felipe, Josilene Louvise; Silva, Jonh Heberter Batista da; Souza, Patrícia; Guimarães, Caroliny.
Nursing (Säo Paulo); 21(246): 2425-2430, nov.2018.
Artigo em Português | LILACS | Nov 2018 | ID: biblio-969172
Resumo: Objetivo: Criar um mecanismo que possa ser ofertado aos genitores que postule a educação em saúde para a SDR em RN. Método: A metodologia utilizada foi à teoria da problematização (Arco de Maguerez). A formulação do problema é o que tem constituído o maior desafio de toda a metodologia, segue as cinco fases que compõem o método: Observação da realidade; Ponto chave; Teorização; Hipótese de solução e Aplicação à realidade. Resultados: O resultado foi a construção de um vídeo de animação, onde se explica de forma lúdica sinais e sintomas da SDRRN. Pontuando os resultados do estudo, converge com as conformidade com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) que promulga o código de ética e legislação da categoria de Enfermagem, destacamos a resolução COFEN 358/2009 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do processo de enfermagem em ambiente público ou privado, onde ocorre o cuidado profissional de Enfermagem e das outras providencias, denominado como consulta de enfermagem e das disposições gerais da Lei nº 8.080. Discussão: Eventos que respalda os resultados. Com todas as etapas do método aplicado, elaborou uma ferramenta em forma de vídeo, para explicar o que é, e como o RN adquire a SDR, elaborando um roteiro simples e direto, que ajuda na divulgação de informação/educação sobre a SDRRN. Conclusão: A educação para a saúde através da mídia ­ produto deste estudo ajudará como ferramenta a ser usada entre as gestantes para compreensão sobre o problema para ser parceiros na prevenção de seu filho, objetivando atingir maior gama populacional sem abandonar a qualidade na informação prestada.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2