Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A comunicação no relacionamento entre líderes e liderados no contexto da enfermagem / Communication in the relationship between leaders and lead in the context of nursing

Vasconcelos, Rosane Maria Andrade; Caldana, Graziela; Lima, Elaine Cantarella; Silva, Ligia Duarte Marques da; Bernardes, Andrea; Gabriel, Carmen Silvia.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(supl.11): 4767-4777, nov.2017. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Nov 2017 | ID: biblio-1032340
Resumo: Objetivo: analisar aspectos relevantes sobre a importância da comunicação no relacionamento entre líderes e liderados na equipe de Enfermagem. Método: revisão integrativa, sendo incluídos estudos indexados nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e CINHAL, nas quais foram selecionados nove artigos publicados de 2003 a2015. Resultados: foram agrupados em três categorias >; > e >. Conclusão: a comunicação se caracteriza como uma das principais estratégias de sucesso no relacionamento interpessoal na equipe de Enfermagem, sendo fundamental para o desenvolvimento do trabalho. A comunicação ineficiente entre a equipe pode acarretar prejuízos para a qualidade da assistência. A eficácia da comunicação entre os profissionais de saúde influencia vários aspectos como a liderança, a tomada de decisões e o planejamento da assistência de Enfermagem.
Biblioteca responsável: BR9.1