Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sinais vitais e procedimentos de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca / Vital signs and nursing procedures in postoperative period of cardiac surgery

Silva, Lúcia de Fátima da; Miranda, Adriana de Fátima Alencar; Silva, Fabíola Vládia Freire da; Rabelo, Ana CleideSilva; Almeida, Paulo César de; Ponte, Keila Maria de Azevedo.
Rev. enferm. UFPE on line; 8(3): 719-725, mar.2014. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Mar 2014 | ID: bde-34256
Resumo: Objetivo: desenvolver uma análise comparativa dos sinais vitais de pacientes em pós-operatório de cirurgiacardíaca mediante a exposição ao banho no leito e renovação de curativos. Método: estudo descritivoexploratório,com abordagem quantitativa, realizado na Unidade de Terapia Intensiva de pós-operatório decirurgias cardíacas com 18 pacientes. Como instrumento para coletar os dados, usou-se um formulário,aplicado antes e após os procedimentos de enfermagem; em seguida, foram armazenados no programaMicrosoft Excel, versão Windows Vista, e processados no programa SPSS versão 14.0, organizados em planilha.O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer nº 08133595-4. Resultados:segundo evidenciou a diversidade de valores de sinais vitais, constatados após a realização dos procedimentosde enfermagem, as intervenções executadas reproduzem alterações biológicas diferenciadas. Conclusão: oscuidados de enfermagem dispensados ao paciente devem considerar, além da subjetividade do paciente, apotencialidade de ocasionar modificações nas suas respostas fisiológicas.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1