Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico do câncer de colo uterino no município de Feira de Santana, Bahia, Brasil / Epidemiological profile of cervix neoplasms in Feira de Santana city, Bahia, Brazil

Souza, Ludmilla Oliveira; Carvalho, Manoela de Assis Silva; Souza, Ludmilla Oliveira; Carvalho, Manoela de Assis Silva; Moreira, Rita de Cássia Rocha; Saldanha, Scheila Conceição Sacramento.
Rev. enferm. UFPE on line; 3(4): 998-1004, out.-dez. 2009. ilus
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Dez 2009 | ID: bde-33933
Resumo: Objetivo: traçar o perfil epidemiológico do câncer cervical em Feira de Santana, entre 2000 a 2004. Método: pesquisadocumental, utilizando métodos quantitativo, descritivo, com dados coletados dos relatórios anuais da SecretariaMunicipal de Saúde por meio do Sistema de Informação em Câncer de Colo de Útero (SISCOLO). O instrumento de coletafoi um formulário consolidado. Foi realizada análise descritiva utilizando-se testes estatísticos, calculando a incidência, asfreqüências relativas e taxas de mortalidade por idade. Os resultados são apresentados em tabelas. Resultados: emrelação à Neoplasia Intra-epitelial Cervical I (NIC I) a faixa etária de 20-39 anos teve maior número de casos, quanto aoNIC II, não apresentou casos em 2004. Na NIC III houve aumento na distribuição percentual na faixa etária de 20-39 anos,em mulheres de 40-59 anos houve redução e acima de 60 anos ocorreu casos somente em 2002. A morbidade hospitalarpredominou na faixa etária de 40-59 anos. Os óbitos por câncer cervical predominou na faixa etária acima de 60 anos.Conclusão: conhecer essas variáveis epidemiológicas é fundamental, pois possibilita traçar ações que contribuam para apromoção da saúde da mulher.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1