Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de enfermagem na prevenção de úlceras por pressão na terapia intensiva: revisão integrativa / Nursing strategies for the prevention of pressure ulcers in intensive therapy: integrative review

Benevides, Jéssica Lima; Coutinho, Janaína Fonseca Victor; Tomé, Marcela Ariadne Braga Gomes; Gubert, Fabiane do Amaral; Silva, Tiago Barreto de Castro e; Oliveira, Shérida Karanini Paz de.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(5): 1943-1952, mai.2017. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Maio 2017 | ID: bde-31386
Resumo: Objetivo: investigar as evidências científicas sobre as principais estratégias de enfermagem para a prevenção de úlceras por pressão utilizadas em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Método: revisão integrativa, com vistas a responder à questão: Quais estratégias têm sido usadas pela equipe de enfermagem para prevenir Úlceras por Pressão (UP) em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva? Para a seleção dos artigos, utilizaram-se três bases de dados, CINAHL, PUBMED/MEDLINE e CINAHL. Não houve limitação quanto ao ano de publicação. A amostra constituiu-se de 13 artigos. Resultados: seis categorias foram identificadas: Superfícies de apoio; Programas e/ou protocolos para prevenção de UP; Uso preventivo de coberturas biológicas; Mudança de decúbito; Controle dos fatores de risco; e Monitorização computadorizada da pressão pele/superfície de apoio. Conclusão: a condução da revisão integrativa reforçou a importância de implementar medidas preventivas embasadas cientificamente na assistência de enfermagem ao paciente crítico. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1