Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uma nova ferramenta educacional para a prevenção de hipertensão na gravidez - avaliação através da visita de equipe de saúde da família / A new educational instrument for hypertension prevention in pregnancy - evaluation through family health team point of view

Carneiro, Rithianne Frota; Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Silva Junior, Geraldo Bezerra da; Landim, Fátima Luna Pinheiro; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Carneiro, Verydianna Frota.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(supl.3): 1439-1450, mar.2017. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Mar 2017 | ID: bde-31024
Resumo: Objetivo: avaliar uma nova ferramenta educacional para a prevenção da hipertensão na gravidez pela equipe de saúde da família. Método: estudo metodológico, de natureza quantitativa, por meio de questionário aplicado aos profissionais das equipes de Saúde da Família sobre a construção de uma tecnologia de educação em saúde, realizado em unidades básicas de saúde. Um total de 90 profissionais foi incluído. Foi desenvolvida uma ferramenta educacional para prevenção da hipertensão na gravidez, que seria ligada ao cartão de gravidez. Resultados: a ferramenta educacional foi considerada viável e aplicável pela maioria dos entrevistados (97% dos enfermeiros e 100% dos médicos); apresenta uma ampla (?) informações necessárias para a educação dos pacientes nesse campo. Alguns enfermeiros (12,3%) e médicos (13,6%) consideraram que havia algumas "armadilhas" relativas a medidas preventivas que devem ser adotadas no pré-natal. Conclusão: as contribuições dos profissionais de Equipe de Saúde da Família possibilitaram a construção da versão final da ferramenta educacional dos pacientes para prevenir a hipertensão na gravidez. (AU)
Biblioteca responsável: BR9.1