Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções educativas à pessoa com diabetes fundamentada na teoria de King / Educational interventions to the person with diabetes founded in King's theory

Araújo, Eline Saraiva Silveira; Menezes, Luciana Catunda Gomes de; Vieira, Luara Abreu; Barros, Ariane Alves; Moura, Nádya dos Santos; Guedes, Maria Vilani Cavalcante.
Rev. enferm. UFPE on line; 11(2): 515-522, fev. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Fev 2017 | ID: bde-30505
Resumo: Objetivo: avaliar a eficácia de intervenções educativas de Enfermagem, fundamentadas na Teoria do Alcancede Metas, de Imogene King, no controle glicêmico e da pressão arterial da pessoa com diabetes. Método:estudo quase-experimental, prospectivo, randomizado simples, de abordagem quantitativa, numa Unidade deAtenção Primária à Saúde. Participaram 28 pessoas com diabetes no grupo de intervenção e 28 no grupocomparativo. Os dados foram organizados em um banco de dados no programa Excel for Windows e,posteriormente, transportados para o software SPSS versão 20.0, processados para a avaliação estatísticaanalítica. Resultados: conforme se identificou nos resultados, o grupo de intervenção apresentou melhorasignificativa na pressão arterial diastólica (p=0,0156) e glicemia capilar (p<0,0001). No comparativo, nãohouve melhora no exame clínico. Conclusão: as intervenções educativas fundamentadas na Teoria do Alcancede Metas têm efeito benéfico na melhora dos parâmetros glicêmicos e da pressão arterial das pessoas comdiabetes.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1