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Física e enfermagem: falando sobre alavancas, força e dor / Física y enfermería: hablando sobre alavancas, fuerza y dolor / Physical and nursing: talking about levers, force and pain

Nascimento, Maria Aparecida de Luca; Lima, Dalmo Valério Machado de; Paiva, Márcia Barbosa; Gomes, Aline Verônica Oliveira.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 4(2): 2927-2931, abr.-jun. 2012.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | 2012 | ID: bde-22441
Resumo: Relatar de que forma as forças atuam no braço imobilizado da criança ao ser submetida à infusão venosa; Evidenciar o local onde atua a resultante que anula estas forças; Fornecer subsídios que possam refutar o paradigma de que a criança que não chora está sem dor. Método: Estudo teórico descritivo à luz da 3ª Lei de Newton (ação e reação de forças), e da enunciação que prevê uma resultante para cada sistema de forças. Resultados: Considerando a força (ação) que hiperextende o braço da criança, e a força que a antagoniza (reação), podemos inferir que, se a criança permanece em equilíbrio, deitada e imóvel, sob a ação do sistema de forças e sem chorar, a resultante desse sistema é nula. Conclusão: A partir de uma fundamentação científica inquestionável poderemos dimensionar melhor uma prática de enfermagem isenta, o máximo possível, de riscos, quer seja de ordem física ou emocional.(AU)
Objectives: To describe how the forces act on the child´s arm immobilized, to be undergoing to intravenous infusion; Show where the resultant acts that nullifies these forces; Provide subsidies that can refute the paradigm that child that don´t cry, is not feeling pain. Method: Theoretical description, substantiated on Newton's Third Law (action and reaction forces), and the statement that provides a result for each system of forces. Results: Considering the force (action) to hyperextend the child's arm, and the force that antagonizes (reaction), we can infer that, if child remains in balance, lying and motionless, under the action of a system of forces, and without cry, the resultant of this system is zero. Conclusion: From an unquestionable scientific basis, we can scale a free nursing practice as much as possible, risks, whether physical or emotional.(AU)
Describir cómo las fuerzas actúan en el brazo del niño inmovilizado por ser sometida a una infusión intravenosa. Mostrar que en el acto resultante que anula estas fuerzas, ofrezcan subsidios que se puede refutar el paradigma de que el nino que no está llorando no siente dolor. Método: En una descripción teórica, basada en la Tercera Ley de Newton (acción y las fuerzas de reacción), y la afirmación de que proporciona una resultante para cada sistema de fuerzas. Resultados: Teniendo en cuenta la fuerza (acción) la hiper-extensión del brazo del niño, y la fuerza que antagoniza (reacción), podemos inferir que, se el niño permanece en equilibrio, inmóvil, bajo la acción de un sistema de fuerzas, y sin grito, la resultante de este sistema es cero. Conclusión: Desde una base científica indiscutible, que puede escalar una práctica de enfermería libre tanto como sea posible, los riesgos, ya sea físico o emocional.(AU)
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