Your browser doesn't support javascript.

BVS APS

Atenção Primária à Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pesquisas em enfermagem e o perfil epidemiológico do Nordeste / Nursing research and epidemiological profile of the Northeastern region

Toniolli, Ana Cláudia de Souza; Pordeus, Augediva Maria Jucá; Ataíde, Márcia Barroso Camilo de; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitäo.
Rev. bras. enferm; 56(2): 147-150, mar.-abr. 2003. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | Abr 2003 | ID: bde-10996
Resumo: O estudo busca analisar a relaçäo entre o perfil epidemiológico da regiäo Nordeste e a produçäo científica do Programa de Pós-Graduaçäo em Enfermagem/UFC, identificando as temáticas das teses/dissertaçöes defendidas e aprovadas (1995/julho, 2001). Para atingir os objetivos, desenvolveu-se um estudo exploratório e descritivo cuja fonte primária foram os dados OPAS/OMS, os indicadores demográficos e sócio-econômicos e os IDB para 2000, que incidiram sobre a classificaçäo das temáticas segundo o Esquema Categorial de Linhas de Pesquisa. Os resultados mostram a concentraçäo da produçäo científica desse programa nas linhas de pesquisa Determinantes da qualidade de vida e saúde doença (71,3 por cento) referentes a área assistencial e Tecnologia de Enfermagem (57,2) a área profissional, corroborando com as prioridades de induçäo à pesquisa do CNPq e fortalecendo o atendimento da demanda social. Sugere o incremento das pesquisas para a área de saúde da criança e do idoso e da violência para acompanhar as necessidades geradas pelo perfil epidemiológico da regiäo Nordeste. (AU)
Biblioteca responsável: BR905.1