Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de estrutura e processo na atenção em Diabetes mellitus / Evaluation of structure and process in care in Diabetes mellitus

Zacharias, Fabiana C. M; Pinto, Ione C; Bulgarelli, Alexandre F; Arcêncio, Ricardo A; Ferro, Denise; Gomide, Mariana F. S; Figueira, Brisa P. G.
Medicina (Ribeiräo Preto); 49(2): 134-142, mar.-abr.2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-789804
Avaliar a atenção à saúde aos pacientes com Diabetes mellitus tipo 2 a partir dos recursos humanos, registros de profissionais e de atividades técnicas em um Centro de Saúde Escola.

METODOLOGIA:

Estudo avaliativo quantitativo, descritivo por meio de observação e análise de 150 pacientes com DM em um Centro de Saúde Escola no interior paulista.

RESULTADOS:

A estrutura física segue a maioria das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os recursos materiais atendem as necessidades em relação às quantidades e qualidade. Em 145 (96.6%) prontuários haviam registros médicos oque aponta a organização do trabalho centrada no modelo biomédico. O registro das medidas antropométricas foi considerado baixo, sendo que em apenas 4 (2.6%) havia a medida da circunferência abdominal.Apenas 5 (3.3%) dos pacientes tiveram consulta com o enfermeiro. Essas consultas foram pontuais enfatizando orientações sobre uso dos medicamentos e aparentemente não se constitui em rotina no serviço.

CONCLUSÃO:

Considerou-se a estrutura do serviço como apropriada, no entanto o processo é um fator a ser revisto pela equipe de saúde...
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva