Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of malocclusion on oral health-related quality of life inBrazilian children with cleft lip and palate / Impacto da má oclusão na qualidade de vida relacionada à saúde oral de crianças brasileiras com fissura de lábio e palato

Falzoni, Maiara Miyuki Matsui; Jorge, Paula Karine; Vitor, Luciana Lourenço Ribeiro; Carrara, Cleide Felicio Carvalho; Soares, Simone; Almeida, Ana Lucia Pompeia Fraga; Bastos, Roosevelt Silva; Machado, Maria Aparecida Andrade Moreira; Oliveira, Thais Marchini.
Braz. dent. sci; 19(2): 25-31, 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-788634
Este estudo transversal avaliou o impacto da má oclusão sobre a qualidade de vida relacionada à saúde oral de crianças brasileiras com fissuras labiopalatina não sindrômicas de um centro de tratamento craniofacial.

MATERIAL E MÉTODOS:

Sessenta e nove crianças com fissurelabiopalatina não sindrômica, com idades entre oito e dez anos, foram selecionadas e divididas em grupos de acordo com o tipo de fissure: Grupo 1 – Crianças com fissura completa de lábio e alvéolo; Grupo 2 – Crianças com fissura completa de lábio e palato; Grupo 3 –Crianças com fissura de palato. Cada criança respondeu o Child Perceptions Questionnaire 8-10 (CPQ 8-10) que é um questionário de múltipla escolha, com 29 perguntas sobre o impacto das doenças orais sobre a qualidade devida. Em seguida, o exame visual da oclusão foi realizado. Os testes de Kruskal-Wallis and Mann-Whitney foram usados para determinar as diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p<0,05).

RESULTADOS:

Diferenças estatisticamente significativas não foram verificadas para o impacto do tipo de fissura (p=0,895) e má oclusão (p=0,528) na qualidade de vida de crianças brasileiras com fissuras labiopalatinas.

CONCLUSÃO:

A má oclusão não teve impacto sobre a qualidade de vida de crianças com idade entre oito a dez anos com fissure de lábio e palato não sindrômica...
Biblioteca responsável: BR243.1
Selo DaSilva