Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Núcleo de apoio à saúde da família: refletindo sobre as acepções emergentes da prática / Support centers for family health: reflecting about practice emerging meanings

Sampaio, Juliana; Martiniano, Cláudia Santos; Rocha, Aline Maria de Oliveira; Souza Neto, Antonio Alves de; Sobrinho, Gilberto Diniz de Oliveira; Marcolino, Emanuella de Castro; Magalhães, Fernanda Carla; Souza, Fernanda Ferreira.
Rev. bras. ciênc. saúde; 17(1): 47-54, 2013. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-785462

OBJETIVO:

Analisar as práticas profissionais das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios de Campina Grande e João Pessoa, em consonância com osmodelos de apoio matricial identificados.

METODOLOGIA:

Realizou-se observação não-participante junto aos profissionais do NASF de Campina Grande e João Pessoa, em um total de480 horas, em que puderam ser observadas capacitações promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde para as equipes NASF, reuniões entre equipe e gestores, além de atividades cotidianas das equipes. Foram realizadas também entrevistas semi-estruturadas com 36profissionais, coordenação geral do NASF e dois gerentes distritais.

RESULTADOS:

Identificaram-se cinco acepções de apoio: o gerencial-administrativo, que busca solucionar problemas burocráticos das unidades de saúde e exercer funções burocráticas; o político-institucional que opera os direcionamentos políticos defendidos pela gestão na condução das ações de saúde; o técnico-pedagógico, que promove processos de educação permanente junto às equipes, comintuito de conferir maior resolubilidade aos problemas de saúde pertinentes; o técnico-assistencial que oferta atendimentos diretos aos usuários; e o político-comunitário que fortalece a organização política da comunidade.

CONCLUSÃO:

A assunção de uma ou mais concepções de apoio matricial por uma gestão não ocorre apenas por opção técnica, mas é influenciada por uma variedade de fatores políticos e econômicos que influenciam a adoção de um determinado modelo técnico assistencial em saúde.
Biblioteca responsável: BR8.1
Selo DaSilva