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Participação do Projeto de Extensão SaBuComu na Formação de Graduandos da Área da Saúde / Participation of the SaBuComu Extension Project on the Formation of Undergraduate Health Students

Martins, Mariana Leonel; Maciel, Panmella Pereira; Padilha, Wilton Wilney Nascimento.
Rev. bras. ciênc. saúde; 19(4): 285-290, 2015. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-784575
Construir um perfil quantitativo da participação dosextensionistas e avaliar o impacto do SaBuComu na formaçãoem saúde com ênfase nas percepções sobre humanização,cidadania, habilidades de organização e protagonismoestudantil.

METODOLOGIA:

Utilizou-se uma abordagem indutiva,com procedimento histórico e técnica documental por meiode diários de campo e de questionário com perguntas abertas.

RESULTADOS:

Observou-se nos diários de campo (n=45) que asfrequências dos registros e o número de atividades registradasvariaram, respectivamente, de 25-108 e de 21-99 porextensionista, predominando os relatos de reuniões (22,0). Asatividades registradas com maior frequência foram: campanhasde vacinação contra hepatite B (13,0%), desenhos e pinturas(9,0%) e corte e colagem (7,7%). Os tipos de participaçãomais observados foram: interação com crianças (19,3%),explicação sobre o tema abordado na atividade (16,8%) edivulgação da campanha de vacinação contra hepatite B(10,7%). Os problemas abordados mais frequentemente foram:problemas de saúde (9,5%), descontrole das crianças (9,1%) ebriga entre crianças (7,0%). Entre os 273 problemas registrados,48,7% não apresentou registro de solução. A partir dosquestionários (n=6), verificou-se que o projeto contribui paraampliar o conceito de saúde, formar profissionais maishumanizados, incentivar a participação em pesquisascientíficas e desenvolver a autonomia estudantil.

CONCLUSÃO:

Houve variação no número de registros por extensionista, assimcomo uma diversidade dos tipos de atividades e de participaçãonas mesmas, além da pluralidade dos problemas encontrados.O projeto contribui na formação em saúde, modificando apercepção de conceitos e realidades por meio de vivências.Há o incentivo à pesquisa científica, entretanto algunsextensionistas relataram dificuldades em desenvolver aautonomia no projeto...
Biblioteca responsável: BR8.1
Selo DaSilva