Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde e ambiente nas políticas públicas em municípios que cultivam tabaco no sul do Brasil / Salud y medio ambiente en la política pública en municipios cultivo de tabaco en el sur de Brasil / Health and environment in public policies of tobacco farming municipalities in southern Brazil

Santos, Vilma Constancia Fioravante dos; Ruiz, Eliziane Nicolodi Francescato; Riquinho, Deise Lisboa; Mesquita, Marilise Oliveira.
Rev Gaucha Enferm; 36(spe): 215-223, 2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-778457
RESUMO Objetivo Analisar os desafios e as potencialidades para o desenvolvimento e a implementação de Políticas Públicas Locais que enfoquem a relação entre o uso do agrotóxico, a saúde da população rural e do ambiente em municípios produtores de tabaco do sul do Brasil. Métodos Pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, realizada em três municípios produtores de tabaco, por meio de entrevistas semiestruturadas com sete atores envolvidos na atenção à saúde municipal. Os dados foram analisados por meio da análise temática. Resultados A problemática em estudo não está entre as prioridades para as Políticas Públicas Locais. Contudo, os municípios apresentam iniciativas que envolvem ações sobre o uso de agrotóxicos, articuladas com a educação permanente e ações intersetoriais. Conclusões Ações para proteger a saúde dos produtores rurais estão necessariamente amalgamadas ao desenvolvimento sustentável, neste sentido, a agenda pública atenderia os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva