Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effects of a transdermal testosterone metered-dose nanoemulsion in peri- and postmenopausal women: a novel protocol for treating low libido / Efeitos de nanoemulsãom transdérmica dosimetrada de testosterona em mulheres peri-e pós-menopausa: um novo protocolo para o tratamento de libido reduzido

Botelho, Marco Antonio; Queiroz, Dinalva Brito; Carvalho, Celso Felício; Freitas, Allan; Barros, Gisele; Gouvea, Julia; Patrus, Lia; Bannet, Mariane; Rego, Amália Cinthia; Araújo-Filho, Irami; Silva, Ivaldo.
MedicalExpress (São Paulo, Online); 2(5)Sept.-Oct. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-776670

OBJETIVO:

Investigar a eficácia de uma nanoemulsão transdérmica de testosterona associada à terapia com estrogênio transdérmico como tratamento para a perda emergente da libido.

MÉTODOS:

Vinte e quatro mulheres, com idade entre 31-75 anos (idade média de 51,7), com perda emergente de libido foram incluídas num protocolo para tratamento de libido reduzida com uma formulação transdérmica de 500 µg/dia de testosterona (biolípido/B2®-testosterona) com 12 semanas de duração, como parte de um estudo prospectivo aberto em mulheres peri- e pós-menopausa. As participantes aplicaram a formulação no antebraço direito. Os parâmetros clínicos e laboratoriais, incluindo as queixas sexuais foram comparados entre os valores iniciais e 12 semanas após o tratamento. Mediram-se as concentrações séricas de testosterona, insulina, proteína C-reactiva, o peso, a pressão arterial; o índice de massa corporal e a circunferência da cintura.

RESULTADOS:

A média de testosterona total no soro aumentou significativamente (p = 0,009) após 12 semanas de tratamento. Não foram observados efeitos adversos ou androgênicos. Registraram-se reduções significativas (p < 0,05) sobre as queixas sexuais, da pressão arterial, do índice de massa corporal e da circunferência da cintura após o tratamento transdérmico com nanoemulsão de testosterona.

CONCLUSÃO:

O protocolo mostrou eficacia em aumentar os níveis de testosterona em e melhorar a libido em mulheres peri e pós-menopausa com baixa libido.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva