Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas / History of the child's health: conquers, policies and perspectives / Historia de la salud del niño: conquistas, políticas y perspectivas

Araújo, Juliane Pagliari; Silva, Rosane Meire Munhak da; Collet, Neusa; Neves, Eliane Tatsch; Tos, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Viera, Cláudia Silveira.
Rev. bras. enferm; 67(6): 1000-1007, Nov-Dec/2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-732815
Objetivou-se descrever e refletir sobre os aspectos relacionados à história social e às políticas públicas de assistência à saúde da criança no Brasil. Realizou-se breve contextualização histórica sobre as transformações no ser criança no Brasil e no mundo, apresentando-se as perspectivas referentes às políticas públicas de saúde da criança no âmbito nacional. Observou-se que a evolução histórica da participação da criança na sociedade encontra-se atrelada às mudanças nas políticas públicas de assistência, traduzida em queda da mortalidade infantil, aliada a desafios como a redução da morbimortalidade por agravos perinatais e causas evitáveis. Os avanços e conquistas na saúde da criança encontram-se em um movimento de mudança paradigmática para um modelo de construção de redes e da integralidade do cuidado. Esse contexto aponta a necessidade de formação de recursos humanos para esta área, tendo em vista à promoção e prevenção em saúde, assim como uma melhor qualidade de vida dessa população.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva