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The principle of integrality of care in the political-pedagogical projects of nursing programs / Princípio da integralidade do cuidado nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Enfermagem / Principio de la integralidad del cuidado en los proyectos político-pedagógicos de los cursos de enfermería

Kloh, Daiana; Reibnitz, Kenya Schmidt; Boehs, Astrid Eggert; Wosny, Antônio de Miranda; Lima, Margarete Maria de.
Rev Lat Am Enfermagem; 22(4): 693-700, Jul-Aug/2014.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-723303

OBJETIVO:

o objetivo desta investigação foi conhecer os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em Enfermagem de Santa Catarina, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, na perspectiva de formação dos profissionais, sob o eixo da integralidade.

MÉTODO:

pesquisa documental, de natureza qualitativa. Foram analisados nove projetos.

RESULTADOS:

as escolas da Região Sul do Brasil estão gradativamente incorporando em seus projetos político-pedagógicos o arcabouço teórico-filosófico do Sistema Único de Saúde e das diretrizes curriculares para o curso de Enfermagem, na perspectiva do princípio da integralidade do cuidado. Algumas escolas seguem rigorosamente as diretrizes curriculares, outras conseguiram esboçar em seus projetos suas próprias leituras.

CONCLUSÃO:

percebe-se a carência do apoio pedagógico aos discentes na maioria das instituições de ensino. .
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva