Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação dos registros de enfermagem em hemoterapia de um hospital geral / Evaluación de los registros de enfermería en hemoterapia en un hospital general / Evaluation of nursing records on blood transfusion in a general hospital

Paiva dos Santos, Silvânia; Tanaka, Luiza Hiromi; Gusmão, Adriana; Silva Abreu, Rayane Gabriele; Carneiro, Ieda Aparecida; Carmagnani, Maria Isabel S..
Av. enferm; 31(1): 103-112, ene.-jun. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-719158

OBJETIVO:

avaliar os registros de enfermagem em hemoterapia nas unidades de internação de um hospital geral.

MÉTODOS:

Estudo descritivo e exploratório, realizado no período de julho a outubro de 2009, em um hospital de grande porte no interior de Minas Gerais, Brasil. Foram auditados 606 prontuários de pacientes que se submeteram ao tratamento hemoterápico. Doze quesitos foram analisados nos registros de enfermagem.

RESULTADOS:

Foram analisadas 7.272 anotações. Dos itens avaliados, 65,5% estavam em conformidade. Dentre as não conformidades auditadas, as que apresentaram maior frequência foram: os "Sinais Vitais Pós-Transfusional" (83,8%), o "Registro de Observação nos 10 minutos iniciais" (73,6%), o "Número da Bolsa" (61,2%), "Horário de Término" e "Sinais Vitais Início" (57,3%). Os procedimentos que obtiveram melhor resultado foram: "Assinatura" (0,7%), "Carimbo" (1,5%) e "Cabeçalho" (2,8%).

CONCLUSÃO:

Apesar de necessitar melhorias, a qualidade dos registros foi considerada boa, pois a maioria dos registros sobre hemoterapia estava em conformidade.
Biblioteca responsável: CO332
Selo DaSilva