Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profile of an intensive care nurse in different regions of Brazil / Perfil del enfermero de terapia intensiva en diferentes regiones de Brasil / Perfil do enfermeiro de terapia intensiva em diferentes regiões do Brasil

Viana, Renata Andrea Pietro Pereira; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio; Tanaka, Luiza Hiromi; Luz, Kely Regina da; Schmitt, Pablo Henrique.
Texto & contexto enferm; 23(1): 151-159, Jan-Mar/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: lil-705889
Pesquisa quantitativa cujo objetivo foi identificar o perfil sociodemográfico e acadêmico dos enfermeiros intensivistas associados e participantes de eventos promovidos pelo Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Coleta de dados efetivada por meio da distribuição de 400 questionários, no período de janeiro a julho de 2010. Retornaram 324 questionários, e considerou-se para análise 295 questionários. Os dados foram analisados com recursos da estatística descritiva com a frequência absoluta relativa e a média simples, apresentados em tabelas. Os resultados evidenciam o predomínio do sexo feminino, com formação em curso de Pós-Graduação Lato Sensu específico na área. Dentre as competências, valoriza-se o conhecimento técnico-científico e a liderança. Estes profissionais buscam atuar na terapia intensiva pela alta complexidade tecnológica. Admite-se a existência de um perfil profissional para trabalhar em unidade de terapia intensiva. A qualificação profissional deve priorizar o domínio da linguagem tecnológica e a assistência integral e segura.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva