Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Panorama dos cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil na década das Diretrizes Curriculares Nacionais / Overview of Nursing Graduation courses in Brazil in the National Curriculum Guidelines decade / Panorama de los cursos de Graduación en Enfermería en Brasil en el decenio de las Directrices Curriculares Nacionales

Teixeira, Elizabeth; Fernandes, Josicelia Dumêt; Andrade, Andréia de Carvalho; Silva, Kênia Lara; Rocha, Maria Eliane Martins Oliveira da; Lima, Raquel Josefina de Oliveira.
Rev Bras Enferm; 66(spe): 102-110, set. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-687903
O estudo teve o objetivo de construir um panorama dos cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil, na década das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, período 2001 a 2011. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, com base em dados do e-MEC, Censo da Educação Superior, ENADE. Os resultados evidenciaram: privatização do ensino de Graduação em Enfermagem; excesso de oferta de cursos e vagas diurnas e noturnas; acentuada expansão do número de vagas de ensino à distância, não atendendo a critérios mínimos de qualidade avaliados pelo ENADE; dentre outros aspectos. Recomenda-se a definição de estratégias para regulação da expansão já instalada, além da revisão dos indicadores do Formulário Único do INEP, atendendo especificidades da Enfermagem, particularmente quanto a número de vagas, integração com o sistema local e regional de saúde e o SUS, ensino na área de saúde, atividades práticas de ensino, regime de trabalho e experiência profissional do corpo docente do curso. Recomenda-se, ainda, a intervenção imediata do MEC nos pólos de Educação à Distância, suspendendo a formação de enfermeiros nessa modalidade.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva