Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios / A decade of National Curriculum Guidelines for Graduation in Nursing: advances and challenges / Una década de Directrices Curriculares Nacionales para la Graduación en Enfermería: avances y desafíos

Fernandes, Josicelia Dumêt; Rebouças, Lyra Calhau.
Rev. bras. enferm; 66(spe): 95-101, set. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-687902
As Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem são referenciais para o fortalecimento das mudanças na formação de profissionais competentes, críticos e comprometidos com a saúde da população. Buscando identificar essas mudanças, este estudo teve como objetivo analisar os avanços e desafios de uma década dessas Diretrizes. Trata-se de uma pesquisa documental, em que foram analisadas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Resolução CNE/CES nº 03/2001 e a produção intelectual brasileira sobre a temática, na década 2001 a 2011. Essa produção foi buscada em periódicos científicos da área, através das bases BDENF, SciELO e LILACS. A análise ancorou-se no referencial metodológico da dialética que proporcionou o estudo do tema na sua dinamicidade, contradições e totalidade de sua inserção nas políticas públicas. Os resultados apontaram avanços no fortalecimento da mudança na educação em enfermagem, em sintonia com as políticas de educação e saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva