Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alimentação escolar nas comunidades quilombolas: desafios e potencialidades / School nutrition in 'quilombola' communities: challenges and opportunities

Sousa, Lucilene Maria de; Martins, Karine Anusca; Cordeiro, Mariana de Morais; Monego, Estelamaris Tronco; Silva, Simoni Urbano da; Alexandre, Veruska Prado.
Ciênc. Saúde Colet; 18(4): 987-992, Abr. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-674771
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para estudantes de escolas públicas. Este artigo tem por objetivos discutir os desafios e as potencialidades da alimentação escolar nas comunidades quilombolas e relatar a experiência do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás e Região Centro-Oeste (CECANE UFG/Centro-Oeste). Relato de experiência associado à sistematização da literatura sobre o PNAE, SAN e outras políticas. O acesso permanente e adequado às políticas sociais é um desafio para as comunidades quilombolas. Identificam-se na execução do PNAE entraves de ordem econômica, estrutural e social. Neste contexto, a Lei 11.947/2009 incentiva o desenvolvimento local, por meio da aquisição de alimentos da região e determina valor per capita diferenciado, traduzido em cardápio com alimentos da cultura negra e que atenda no mínimo 30% das necessidades nutricionais diárias. O CECANE UFG/Centro-Oeste no projeto alimentação, saúde e qualidade de vida de escolares quilombolas realiza ações em SAN. O campo da alimentação escolar mostra-se sensível às necessidades locais e apoia o desenvolvimento e a promoção da qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva