Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Programa Pesquisa para o SUS: a contribuição para gestão e serviços de saúde na Paraíba, Brasil / /Research program for the Brazilian Unified Health System (SUS): the contribution to health management and services in Paraiba State, Brazil

Celino, Suely Deysny de Matos; Costa, Gabriela Maria Cavalcanti; França, Inácia Sátiro Xavier de; Araújo, Ednaldo Cavalcante de.
Ciênc. Saúde Colet; 18(1): 203-212, jan. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-662880
O Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS apresenta o intuito, entre outros, de financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira. O objetivo deste estudo de abordagem qualitativa foi compreender a percepção dos pesquisadores sobre a contribuição das pesquisas financiadas pelos editais PPSUS no Estado da Paraíba, para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população paraibana, para a redução das desigualdades regionais na área da saúde e para o fortalecimento da gestão do SUS. Realizaram-se levantamento documental nos editais e relatórios finais de pesquisas e, entrevista semiestruturada com 28 coordenadores desses estudos. Utilizou-se estratégia de triangulação de dados e estes foram submetidos à análise de conteúdo, que convergiram para as categorias: resolução dos problemas de saúde; redução das desigualdades regionais; contribuição para a gestão. A Paraíba necessita de ajustes para que o PPSUS possa se efetivar em completude, como a garantia de que o conhecimento gerado possa se concretizar em políticas e ações de saúde, visto que as pesquisas financiadas respondem às necessidades de saúde da população e dificuldades de gestão do SUS.
Biblioteca responsável: BR526.1
Selo DaSilva