Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tuberculose: desvendando conflitos pessoais e sociais / Tuberculosis: uncovering personal and social conflicts / Tuberculosis: desvendando conflictos personales y sociales

Clementino, Francisco de Sales; Martiniano, Marcia Santos; Clementino, Martha Jerusa de Souza Moraes; Sousa, Jannaína Cardoso de; Marcolino, Emanuella de Castro; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de.
Rev. enferm. UERJ; 19(4): 638-643, out.-dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-645069
Adotou-se a abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar as representações sociais acerca do preconceito e estigma, elaboradas por usuários tratados de tuberculose na estratégia de saúde da família. A coleta de dados foi realizada nas unidades básicas de saúde, em Campina Grande – PB, através de uma entrevista semiestruturada, no mês de janeiro de 2009, com 34 usuários, cujo tratamento foi concluído entre abril de 2007 e março de 2008. Os dados foram analisados pelo software Alceste 4,5 e pela análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados apontam barreiras representacionais circundadas em atitudes e crenças relacionadas ao medo do estigma e de discriminação em relação à doença e ao doente de tuberculose. Conclui-se enfatizando a necessidade de respostas intersetoriais capazes de desconstruir culturalmente o estigma e o preconceito aliados ao desconhecimento da doença.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Selo DaSilva