Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ausências dos colaboradores de enfermagem do pronto-socorro de um hospital universitário / Nursing staff absences in the emergency room of a university hospital

Fakih, Flávio Trevisani; Tanaka, Luiza Hiromi; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio.
Acta paul. enferm; 25(3): 378-385, 2012. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-641568

OBJETIVO:

Verificar e analisar as ausências dos colaboradores de enfermagem do pronto-socorro de adultos (PSA) de um hospital universitário.

MÉTODOS:

Estudo de abordagem quantitativa, observacional e prospectivo, realizado de janeiro a dezembro de 2009, envolvendo os colaboradores de enfermagem de um PSA.

RESULTADOS:

O PSA teve, em média, 96,8 colaboradores por mês. As ausências previstas corresponderam a 30,1% dos dias de trabalho. A taxa de absenteísmo foi de 11,7%. Houve maior incidência de ausências não previstas no período de maio (15,3%) e agosto (13,3%).

CONCLUSÃO:

Houve correlação entre as variáveis: categoria profissional; vínculo empregatício e turno de trabalho e a distribuição das ausências previstas e não previstas. O absenteísmo foi considerado elevado e motivado, sobretudo, pelas licenças para tratamento de saúde superiores a 15 dias. O déficit mensal de pessoal contribuiu também para a sobrecarga do trabalho da equipe.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva