Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A gerência das ações de controle da tuberculose em municípios prioritários do interior paulista / Gestión de programas de control de la tuberculosis en municipios del interior del Estado de São Paulo / Tuberculosis control program management in major counties of the interior of São Paulo State

Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes; Villa, Tereza Cristina Scatena; Vendramini, Sílvia Helena Figueiredo; Gonzáles, Roxana Isabel Cardozo; Palha, Pedro Fredemir; Santos, Natália Sperli Geraldes Marin dos; Gazetta, Cláudia Eli; Ponce, Maria Amélia Zanon.
Texto & contexto enferm; 19(1): 64-69, jan.-mar. 2010.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-549841
O objetivo da pesquisa foi analisar a gerência das ações de controle da tuberculose em municípios do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada em junho de 2005, por meio da entrevista semi-estruturada com coordenadores de Programa de Controle Tuberculose de sete municípios prioritários, e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os depoimentos apontaram nós críticos na captação e manutenção de incentivos financeiros para recursos humanos e viaturas; recursos humanos insuficientes e despreparados; desconhecimento do destino da verba da tuberculose e falta de autonomia para gerenciar os recursos; dificuldades de comunicação e integração com gestores; falta de priorização da doença na agenda política; priorização de agravos com repercussão política e necessidade de parcerias. Conclui-se que os coordenadores trabalham em meio a pressões, ocupando dupla posição de transmissão, no plano hierárquico e nos das relações com o ambiente, nem sempre com recursos adequados e suficientes.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva