Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dimensionamento informatizado de profissionais de enfermagem: inovação tecnológica / Dimensionamento informatizado de profesionales de enfermería: innovation tecnológica / Computerized measuring of nursing professionals: technological innovation

Gaidzinski, Raquel Rapone; Fugulin, Fernanda Maria Togeiro; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Castilho, Valéria; Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga; Mira, Vera Lucia; Pereira, Irene Mari; Tsukamoto, Rosângela.
Rev. Esc. Enferm. USP; 43(spe2): 1314-1319, dez. 2009. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-541789
Esse estudo, de produção tecnológica, teve como objetivo desenvolver um programa aplicativo para dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em unidades de internação hospitalar. O método seguiu as fases de concepção, detalhamento e construção e prototipagem do sistema de forma iterativa e cíclica. O programa computacional, denominado de Dimensionamento de Profissionais de Enfermagem - DIPE, é uma ferramenta que operacionaliza o dimensionamento, fundamentado na carga de trabalho da unidade, para a adequada relação profissionais/pacientes, segundo os tipos de cuidado; no Índice de Segurança Técnica (IST) para cobertura das ausências previstas (folgas e férias) e não previstas (faltas e licenças) e no tempo despendido na jornada de trabalho para as pausas dos profissionais. O sistema está disponível no site da Escola de Enfermagem da USP: http://www.ee.usp.br/dipe. A incorporação desse avanço tecnológico constitui importante estratégia gerencial para a melhoria da qualidade da atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva