Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização de registros de dispensação de medicamentos na mensuração da adesão: revisão crítica da literatura / /Uso de registros de farmacia para medir la adherencia al tratamiento: una revisión crítica de la literatura / /Use of pharmacy records to measure treatment adherence: a critical review of the literature

Lima-Dellamora, Elisangela da Costa; Osorio-de-Castro, Claudia Garcia Serpa; Madruga, Livia Gonçalves dos Santos Lima; Azeredo, Thiago Botelho.
Cad. saúde pública; 33(3)2017. tab, graf
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-35794
O marco atual sobre a adesão à farmacoterapia compreende um conjunto de comportamentos experimentados pelo usuário em que se observa a trajetória detalhada e contínua do uso de cada dose do medicamento. Indicadores provenientes de registros de dispensação de medicamentos têm sido utilizados para a mensuração da adesão. A presente revisão visou a identificar e a caracterizar indicadores provenientes de registros de dispensação e a discutir sua adequação e limitações para mensuração da adesão. Foi realizada uma busca bibliográfica exploratória em três bases de dados a partir dos termos "adesão", "registros de farmácia/dados administrativos" e "medida" na composição dos descritores para a seleção de 81 artigos e elaboração de um quadro com a denominação, fontes, método de cálculo, descrição e interpretação do significado operacional e referencial de 14 indicadores. Tendo em vista a mais recente taxonomia da adesão proposta na literatura, concluiu-se que os indicadores encontrados podem ser úteis na identificação de pacientes com problemas relacionados ao comportamento de busca de medicamentos e na análise da persistência. A distância entre os eventos relacionados ao fornecimento e as dificuldades no seguimento da terapêutica podem influenciar a análise baseada exclusivamente no uso desses indicadores.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Selo DaSilva