Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação e caracterização dos elementos constituintes de uma intervenção: pré-avaliação da política ParticipaSUS / /Identification and characterization of constituent elements of an intervention: pre-evaluation of the "ParticipaSUS" policy

Bezerra, Luciana Caroline de Albuquerque; Alves, Cinthia Kalyne de Almeida; Reis, Yluska Almeida Coelho dos; Samico, Isabella; Felisberto, Eronildo; Carvalho, André Luis Bonifácio de; Silva, Greciane Soares da.
Ciênc. Saúde Colet; 17(4): 883-900, abr. 2012. ilus, tab
Artigo em Português | ENSP, FIOCRUZ | ID: ens-29321
O artigo apresenta os resultados de uma pré-avaliação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Sistema Único de Saúde (ParticipaSUS). Trata-se de estudo de avaliabilidade tendo como unidade de análise a Gestão Federal - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/Ministério da Saúde - SGEP/MS de outubro de 2010 a março de 2011. Foram realizadas reuniões de consenso com os profissionais da SGEP/MS e os da área acadêmica e análise documental. Elaborado modelo lógico e matriz de análise e julgamento com critérios, indicadores e padrões, as fontes de verificação, pontos de corte e julgamento. A descrição da intervenção possibilitou discussão sobre conceito, princípios, diretrizes e ações. Os princípios e as diretrizes priorizam o componente 'Apoio à Gestão Participativa'. Na construção do modelo lógico, o foco da discussão foram as ações que devem ser realizadas pelo nível federal em cada componente, pois o documento oficial não faz este detalhamento. A Política ParticipaSUS é uma intervenção passível de avaliação, pois foi possível explicitar sua plausibilidade. O estudo de avaliabilidade ou pré-avaliação mostrou-se apropriado com maior entendimento dos envolvidos, melhor definição dos objetivos e metas e indicando áreas prioritárias para futuras avaliações.(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1
Selo DaSilva