Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Câncer de boca: conhecimento de motoristas de transportes de carga em um município de Santa Catarina (Brasil) / Mouth cancer: knowledge of cargo transport drivers in a municipality of Santa Catarina (Brazil)

Gislon, Luciane Campos; Mafra, Thayse; Bottan, Elisabete Rabaldo.
Journal of Oral Investigations; 8(1): 34-44, jan.-jun. 2019. tab
Artigo em Português | BBO - Odontologia | ID: biblio-994722

OBJETIVO:

Caracterizar o conhecimento de um grupo de condutores de transportes de carga sobre câncer de boca.

MÉTODOS:

Estudo descritivo transversal. A população de referência foram os 52 motoristas de caminhão de uma empresa do município de Itajaí (SC). As informações foram obtidas através da aplicação de questionário estruturado em três campos: características sociodemográficas, domínio atitudinal e domínio cognitivo. Os dados foram submetidos à análise descritiva, mediante a obtenção da frequência (absoluta e relativa).

RESULTADOS:

Participaram 45 motoristas; todos do sexo masculino, com idade média de 48,2 anos. Quanto à escolaridade, a maior frequência (34,1%) foi para o ensino médio completo. Sessenta por cento não receberam informações sobre câncer de boca, contudo 82,2% demonstraram interesse em participar de atividades educativo-preventivas sobre o tema. Nenhum dos participantes costuma fazer a observação da sua cavidade bucal. Nas questões do campo cognitivo, o melhor desempenho foi para os itens sobre fatores etiológicos, sendo o hábito de fumar o mais destacado. A frequência de respostas erradas foi superior a 75% para a maioria das questões sobre conhecimento. A maior frequência de respostas corretas, no domínio cognitivo, ocorreu entre os participantes que haviam recebido informações sobre o tema do câncer de boca.

CONCLUSÃO:

Os participantes apresentaram importantes lacunas no conhecimento sobre câncer de boca, no entanto, o melhor desempenho foi identificado entre aqueles que haviam recebido, previamente, informações sobre a temática em estudo(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1
Selo DaSilva