Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Subconjunto terminológico da classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®) para assistência à amamentação: estudo de validação de conteúdo / Subconjunto terminológico de clasificación internacional para la práctica de enfermería (CIPE®) para asistencia al amamantamiento: estudio de validación de contenido / Terminological subset of the International Classification for Nursing practice (ICNP®) for breastfeeding support: content validation study

Resende, Fabíola Zanetti; Almeida, Márcia Valéria de Sousa; Leite, Franciele Marabotti Costa; Brandão, Marcos Antônio Gomes; Cubas, Marcia Regina; Araújo, Jhonathan Lucas; Primo, Cândida Caniçali.
Acta Paul. Enferm. (Online); 32(1): 35-45, Jan.-Fev. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-989018

RESUMO OBJETIVO:

Realizar a validação de conteúdo dos enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem contidos no subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) para assistência à mulher, à criança e à família em processo de amamentação.

MÉTODOS:

Estudo de validação de conteúdo com 74 juízes que avaliaram 98 diagnósticos/resultados de enfermageme de 396 intervenções relacionadas aos diagnósticos/resultados validados.

RESULTADOS:

Treze diagnósticos/resultados obtiveram IVC ≥ 0,8 (13,3%); 34 de 0,6 a 0,79 (34,7%) e; 51 menores que 0,6 (52%). Após a validação, para os diagnósticos "Falta de privacidade", "Tomada de decisão pela amamentação, eficaz", "Desempenho de papel de mãe, eficaz" e "Desempenho de papel de mãe, melhorado" foi necessário o estabelecimento de três enunciados de resultados de enfermagem. Na segunda etapa, 350 intervenções de enfermagem, obtiveram IVC ≥ 0,80.

CONCLUSÃO:

Foram validados 50 diagnósticos/resultados e 350 intervenções de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva