Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implementation of the Humanitude Care Methodology: contribution to the quality of health care / Implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude: contribuição para a qualidade da assistência à saúde / Implementación de la Metodología de Cuidado Humanitud: contribución a la calidad de la asistencia a la salud

Henriques, Liliana Vanessa Lúcio; Dourado, Marilia de Assunção Rodrigues Ferreira; Melo, Rosa Cândida Carvalho Pereira de; Tanaka, Luiza Hiromi.
Rev. latinoam. enferm. (Online); 27: e3123, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-978633

RESUMO OBJETIVO:

avaliar a contribuição da implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude para a qualidade da assistência à saúde em uma Unidade de Cuidados Continuados.

MÉTODO:

estudo de investigação-ação, que utilizou processo de amostragem não probabilística por conveniência, envolvendo 34 profissionais de saúde de uma unidade, em Portugal. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e planilha de observação de Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude. Utilizou-se análise de conteúdo dos dados e tratamento com Statistical Package for Social Science, versão 17.0.

RESULTADOS:

os profissionais de saúde manifestaram dificuldades na prestação de cuidados de pessoas agitadas, confusas, desorientadas, agressivas e que recusavam os cuidados e, ainda, na comunicação com pacientes que não se expressavam verbalmente. Os profissionais valorizaram a realização das etapas da planilha de observação e verificaram discrepâncias entre a percepção de realização e a prática realmente efetivada. Ao longo da implementação da metodologia, observou-se aumento da aplicação prática dos procedimentos, repercutindo em ganhos para as pessoas cuidadas e para os profissionais.

CONCLUSÕES:

os resultados permitiram perceber a contribuição do processo de implementação da metodologia na transformação positiva da prestação de cuidados de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva