Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Amamentação na primeira hora de vida em uma instituição com iniciativa hospital amigo da criança / Lactancia en la primera hora de vida en una institución con iniciativa hospital amigo delniño / Breastfeeding in the first hour of life at an institution with the baby-friendly hospital initiative

Netto, Amanda; Spohr, Fabiana Aparecida; Zilly, Adriana; França, Andrea Ferreira Ouchi; Rocha-Brischiliari, Sheila Cristina; Silva, Rosane Meire Munhak da.
Ciênc. cuid. saúde; 15(3): 515-521, Jul.-Set. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-974851
RESUMO Objetivou-se, neste estudo, identificar a prevalência da amamentação na primeira hora de vida e seus resultados para a manutenção do aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa descritiva desenvolvida em uma instituição hospitalar com Iniciativa Hospital Amigo da Criança da Tríplice Fronteira, realizada no segundo e terceiro trimestres de 2015. A coleta dos dados envolveu observação da primeira mamada e após 18 horas de nascimento; e contato telefônico após 90 dias. Os dados foram analisados pela estatística simples. Observaramse 88 binômios, dos quais 79,5% mamaram na primeira hora de vida. O parto normal foi um fator protetor para a amamentação na primeira hora e boa sucção. No alojamento conjunto, os binômios que iniciaram a mamada na primeira hora demonstraram melhor adaptação da sucção, porém não melhor resposta do recém-nascido. Após 90 dias do nascimento, a maioria das crianças estava sendo amamentada, mas também recebiam leite artificial. Aponta-se para a necessidade de sensibilizar gestores e profissionais de saúde para promover a prática do aleitamento materno na primeira hora de vida como uma prioridade de cuidado.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva