Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados e limitações no manejo do cateter central de inserção periférica em neonatalogia / Precauciones y limitaciones en la gestión del catéter central de inserción periférica en neonatología / Care and limitations in the management of the peripherally inserted central catheter in neonatology

Lui, Andressa Marcelly Lourenço; Zilly, Adriana; França, Andrea Ferreira Ouchi; Ferreira, Helder; Toninato, Ana Paula Contiero; Silva, Rosane Meire Munhak da.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min; 8: [1-11], mar. 2018. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-973234

OBJETIVO:

identificar evidências científicas que investiguem os cuidados e limitações no manejo do Cateter Central de Inserção Periférica em neonatologia.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual, em Saúde, considerando as publicações disponíveis no período 2007 a 2016, que retratassem a experiência brasileira. Foram selecionadas 24 publicações.

RESULTADOS:

Dentre os cuidados para inserção do cateter, o conhecimento teórico-prático foi o de maior relevância, seguido por contenção da dor; orientação e consentimento familiar; escolha do sítio de inserção e mensuração do cateter; uso de barreira máxima e preparo do membro. Os cuidados para manutenção incluíram: educação permanente da equipe; técnicas assépticas para manuseio e realização de curativo; higienização das mãos e lavagem do cateter com solução salina 0,9%.As limitações que se destacaram: infecção, flebite bacteriana; obstrução; ruptura; perda acidental; extravasamento; não progressão; dificuldade de acesso vascular; posicionamento da ponta do cateter; tipo de cateter, flebite química ou mecânica.

CONCLUSÃO:

Aprimorar as ações de enfermagem por meio da educação permanente contribui para que a assistência torne-se efetiva, contínua e proativa. Ressalta-se também a necessidade de estudos com melhores níveis de evidência científica em relação ao manejo do Cateter Central de Inserção Periférica em neonatologia.
Biblioteca responsável: BR1259.1
Selo DaSilva