Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de inserção, manutenção e remoção do cateter central de inserção periférica em neonatos / Practice of insertion, maintenance and removal of peripheral inserted central catheter in neonates

Rangel, Regiane Josy Mediote; Castro, Denise Silveira de; Amorim, Maria Helena Costa; Zandonade, Eliana; Christoffel, Marialda Moreira; Primo, Cândida Caniçali.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 11(2, n. esp): 278-284, jan. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-969281

OBJETIVO:

Avaliar as práticas de enfermagem na inserção, manutenção e remoção do Cateter Central de Inserção Periférica em neonatos.

MÉTODOS:

Estudo correlacional retrospectivo realizado em um Hospital Universitário com amostra de 137 neonatos no período de 2009 a 2012. Os dados foram coletados no prontuário e analisados com testes estatísticos.

RESULTADOS:

O posicionamento inicial da ponta do cateter foi central em 60,6%. Complicações ocorreram em 53,3% dos cateteres, e as mais comuns: obstrução (13,1%) e infitração/extravasamento (12,4%). O tempo de permanência foi inflenciado (p<0,05) pela posição da ponta não central, complicações e remoção não eletiva.

CONCLUSÃO:

Destaca-se a necessidade de elaboração de protocolos e a realização de programas de intervenção educativa, a fim de garantir a segurança do paciente e a qualidade da assistência
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR 1208.1
Selo DaSilva