Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Potentially inappropriate medication use among Brazilian elderly in a medication management program / Uso de medicamentos potencialmente inapropriado em idosos brasileiros em um programa de gerenciamento de medicamento

Mauricio, Vanessa de Oliveira; Mendonça, Simone de Araújo Medina; Nascimento, Mariana Martins Gonzaga; Oliveira, Djenane Ramalho de.
Rev. ciênc. farm. básica apl; 37(1)2016. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-964170
Este estudo transversal descritivo foi realizado com dados de 15 idosos acompanhados em um Serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa ofertado como projeto de extensão universitária em uma unidade de atenção primária à saúde em um município de Minas Gerais, Brasil. Teve como objetivo avaliar a utilização de medicamentos potencialmente inadequados (MPI) de acordo com os critérios de Beers (versão 2015) e sua relação com problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM) identifcados teoricamente bem como aqueles identifcados pelos estudantes durante o processo de provisão do serviço. O serviço seguiu a metodologia preconizada no arcabouço teórico de Pharmaceutical Care Practice. Além disso, por meio de um questionário semiestruturados, foi avaliado o conhecimento dos estudantes de Farmácia envolvidos no serviço acerca de MPI. A maioria da população utilizava pelo menos um MPI (60%), sendo que foram identifcados 10 MPI que estavam prescritos para 9 idosos. Cada MPI correspondeu a um PRM teórico (n=10). No entanto, os estudantes de Farmácia oferecendo o serviço identifcaram apenas três PRM. Todos os estudantes entrevistados relataram conhecer o conceito de MPI. Porém, a maioria não os identifcou na farmacoterapia de seus pacientes. Estes resultados demonstram a importância dos critérios de Beers para identifcação de PRM e a necessidade de melhorias na sua abordagem durante a graduação em Farmácia.(AU)
Biblioteca responsável: BR33.1
Selo DaSilva